04 março, 2021

O DESIGN DE INTERIORES DEVERIA NASCER ANTES DO QUE O PROJETO ARQUITETÔNICO?

 O design de interiores deveria nascer antes do que o projeto arquitetônico?

 

O desenho da maioria das construções de casas ou edifícios não se revela de dentro para fora. A humanização do design, tendo como foco atender conceitos como personalidade, conforto, conveniência e funcionalidade, suscita a questão posta no título deste artigo. Seria desejável que o design de interiores preceda a criação do exterior?

Partindo de uma resposta SIM para a indagação (como exercício intelectual), podemos considerar que o design de uma construção deve ser dirigido não para as formas geométricas mas, muito mais, para atender um fluxo de vida de seus usuários. A forma de uma banheira, por exemplo, deve levar em consideração os hábitos de quem a utiliza e o ambiente onde está inserida. Os materiais e a localização do banheiro dentro da casa precisam refletir o grau de importância do banho entre os hábitos do usuário. Este mesmo conceito pode ser aplicado a escolha dos materiais e a localização de uma mesa, de um closet, entre outros, que são singularmente importantes na determinação do nível de satisfação dos hábitos da vida.

É dessa percepção que o design exerce sua função primordial - já que a questão da dimensão humana do design também passa pelo "desenho dos sentimentos", ou seja, colocar os eventos da experiência do homem nos objetos que desenvolve e nos projetos que elabora. Mesmo uma simples peça faz parte de um todo (meio ambiente), e por isso precisa estar perfeitamente integrada às necessidades individuais.

Por outro lado, cabe ressaltar, que não importa a função para a qual determinada construção se destina, ela sempre estará lidando com os conceitos de tempo-espaço. Embora estes conceitos nos pareçam sempre abstratos, é através do design que eles e os nossos sentimentos adquirem um formato real. Assim podemos dizer que o design é o desenho do tempo-espaço determinado pelo sentimento.  É essa conduta filosófica que deveria nortear todo o processo de criação do interior e do exterior.

Matéria de autoria de Ricardo Botelho.
http://ricardobotelho.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário