04 dezembro, 2011

Dicas & Truques - Modelando uma camiseta.

Como Modelar uma camiseta.

Vamos mostrar aqui como modelar um camiseta.
Uma das melhores coisas no SkechUp é a facilidade de se projetar uma imagem.

Passo 1: Importe a imagem de referência e aplique sobre um plano préviamente desenhado.

Passo 2: Traçe o limite de contorno usando a ferramenta Line
Tudo que você tem a fazer é usar a ferramenta Line e traçar o limite da camiseta, então dê  volume usando o comando push pull.





Passo 3. Adicionando subdivisão.
Para adicionar subdivisão basta copiar as bordas delimitadora (não a face) e colá-lo duas vezes (ver imagem abaixo) ou usar o comando push pull + a tecla Ctrl 3 vezes dando os espaçamentos necessários (neste caso). Observe a imagem.



Passo 4: Reescalar as faces superior e inferior.
Para redimensionar a a face superior e inferior, s
egure a tecla Crtl para que o ponto de ancoragem do Scale seja no centro.

Você também pode usar o plugin Round Corner do Fredo. Aqui
Obs. Para baixar é preciso ser cadastrado no fórum.
Passo 5: Ajustando as faces.
Movimente com  Scale suas faces de maneira a ficar com a forma da imagem abaixo.


Passo 6: Projetar a imagem.
Agora você pode pintar o modelo usando a opção Project. 

Isto é importante para a detecção de outras partes da camiseta.

Passo 7: Reposicionamento das bordas
Na imagem abaixo, veja o reposicionamento de algumas das linhas de contorno de camiseta.

Selecione as linhas e as movimente.

Passo 8: Contorno do decote.
Usando a Line, desenhe o contorno do decote.
Passo 9: Ajustando o decote
Após desenhar oas linhas do decote, use o comendo push-pull para adicionar profundidade e altura. 

Aqui você pode ver as alturas diferentes, sem a imagem projetada.

Passo 10: Desenhando a manga.
Traçe o contorno da manga e use o push-pull mais uma vez.


Passo 11: Movimente novamente algumas das linhas.

Aqui está o modelo Raw sem suavização. Mas você pode até usar o soften edges para suavizar a imagem projetada. Se o seu modelo estiver longe da câmera, isso é mais do que suficiente para enganar o olho de quem estiver vendo a modelagem.

Passo 12: Suavisando
Para criar modelos high poli para melhor serem visto perto da câmera, podemos usar o plugin SubdivideAndSmooth nos modelos. Tudo o que precisamos para fazê-lo é selecionar o modelo e dividi-lo com 2 iterações. 


Aqui está o resultado


Passo 13: Esculpir mais
Mais uma vez usando o script Sculpt, ferramenta feita por BTM.
Faça o download gratuito Aqui



Aqui está o modelo acabado.


 Vista renderizada

Este tutorial foi traduzido do original elaborado por Nomeradona - Blog - a tradução foi autorizada.
Nomeradona também é proprietário do Site. 
Agradecimentos por esta parceria.
Clique nos links - Blog e Site acima.

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