15 janeiro, 2011

Dicas & Truques - Suvinil


Em novembro último a Suvinil lançou uma nova cartela de cores.
Como usário de SketchUp e especificador de cores Suvinil tive uma grata surpesa quando ontem fui informado pelo Marketing da Empresa que estavam disponiveis duas coleções de cores para uso no Sketchup.
Uma é a coleção Self Color e a outra é a coleção de Cores Prontas.
A Suvinil achou interessante disponibilizar suas cartelas no 3DWarehouse que podem ser localizadas aqui
Dica:
- Baixe ambos os arquivos e abra-os individualmente no Sketchup (versão 8).
- Vá em Window> Materials> InModel - irá aprecer toda a coleção do arquivo aberto com as cores e seus códigos.
- No canto direito procure "details" clique em "Save collection as..."
- Agora procure na árvore de arquivos, onde esta a pasta Materials de seu SketchUp, selecione-a e clique em "Criar Nova Pasta" , dê o nome Suvinil ou Suvinil Self Colors por exemplo se queres tudo organizado e dê OK.
Imediatamente a coleção de cores estará colocada dentro desta nova pasta e pronta para ser usada por você.

11 comentários:

  1. Fernando, bom dia.

    Já te visito e sigo faz tempo, admiro seu trabalho, tbem sou arquiteta e tenho dificuldades com autocad e outros programas, já fiz inúmeros cursos (mas sou limitada rsrsrs. Sou uma arquiteta a moda antiga, desenho a mão. Estou muito interessada pelo sketchup, você saberia me informar sobre algum curso aqui por SP, um curso bom.
    abs.
    Ângela

    ResponderExcluir
  2. Ola Ângela, que bom que gostas do blog, continue visitando-o que sempre vais encontrar novidades.
    Conheço a VectorPro e alguns dos seus professores. Exelente escola.
    http://www.vectorpro.com.br/
    Telefone:(11) 37115145 se puder fale com o João ou Alexandre - os donos - e diga que falastes comigo.
    Serás bem atendida.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Fernando,

    Sou arquiteta e trabalho com Sketch. Acesso seu blog sempre procurando por novidades, e não me engano por encontrá-las rs
    Obrigada por essa dica sensacional!!
    Abs
    Camila Corazza

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila, o que me deixa mais contente é essa sensação de fui útil.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Fernando, bom dia
    Sou de Belo Horizonte e possuo o sketchup 8 pro para mac. Quando entro em materiais, não tenho a opção de "details"!! Você sabe me dizer se é a versão do mac que tem esse problema e se tem alguma forma de fazer isso?

    ResponderExcluir
  6. Oliveira, na janela de materiais abaixo do conta-gotas tem um icone que é uma pagina com uma seta para a direita clique ali.

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernando,
    No meu Materials não tem nem o conta gotas!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Fernando

    Admiro seu trabalho de longa data, talvez vc possa me ajudar.

    Estou migrando para o mac, e senti dificuldade no que diz respeito a pinturas, ou hachuras, no mac a edição das cores é diferente, vc tem alguma intimidade no uso do sketchup no mac?? desde já muito obrigado e sucesso pra vc...

    ResponderExcluir
  9. Ola Paulo, não uso o Mac. Quem sempre usou um PC quando migra tem dificuldades iniciais de identificar no novo sistema onde estão os comandos e como eles funcionam.
    Uma coisa bem diferente é como acessar os menus e habilitar comandos.
    Sugiro ver videos no YouTube.
    Logo, logo você estará dominando o Mac.
    Obs. Muitos plugins não rodam no Mac.
    Quando for baixar algum certifique-se que é uma versão para Mac.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Ola Fernando, muito obrigado desde já por sua resposta, consegui sozinho por aqui mexendo e remexendo virar o sketchup ao avesso, agora consegui achar o sentido de ter migrado para o Mac, gostei demais, não só pelo sketchup mas realmente acredito que ele seja muito interessante para nossa área, ainda não fiz testes com V-ray por falta de tempo, mas com certeza não devo migrar de volta ao Windows. Fico dispónivel caso surgir alguma duvida de Sketchup para Mac. Att. arquiteto.urb@gmail.com

    ResponderExcluir