22 fevereiro, 2009

Podium - BumpMaps

BumpMaps - uma explicação rápida.
BumpMap é um artifício para dar volume a uma textura. A maneira mais simples de usar bumpmaps no Podium, é colocar uma textura nativa do SketchUp numa face de sua modelagem e depois mudar o nome da textura no Editor de Materiais para xxxx_bumpX. O último X deve ser um valor entre 1 e 5.

Por exemplo:
1. Criar uma face no SketchUp.
2. Vá na janela do SketchUp Material e selecione a textura Brick_Tumbled na categoria Tijolos e Revestimentos (Brick and Cladding).
3. Coloque esta textura na face criada.
4. Volte para a janela Material e selecionar In Model.
5. Clique sobre a imagem Brick_Tumbled e mude o nome da imagem para Brick_Tumbled_bump5 (certifique-se de alterar o nome no topo do navegador material - ver gráfico abaixo).




6. Rendrize. Após o render, mudar o nome do Brick_Tumbled_bump5 para Brick_Tumbled_bump1. Renderize novamente e note a diferença entre os dois.



A forma mais eficaz de criar texturas para bumpmap para o Podium é criar um arquivo novo chamado xxx_bumpmap.jpg. O xxx corresponde ao nome original da textura. Por exemplo, para a textura leather.jpg, você deve criar um arquivo chamado leather_bumpmap.jpg.
1. Coloque a textura jpg na pasta podium/texture.
Por exemplo, se renderizou Brick_Tumbled do exemplo acima, o Podium salvará automaticamente Brick_Tumbled.jpg na pasta podium/texture.
2. Faça uma cópia da textura original e renomei-a para xxx_bumpmap.jpg, ou seja, brick_tumbled_bumpmap.jpg.
3. Abra o arquivo xxx_bumpmap.jpg no Photoshop ou outro programa de edição de imagem.
Crie uma versão preta e branca (B & W) da imagem e ou inverter.

4. Salve o arquivo editado xxx_bumpmap.jpg. Certifique-se de que está na pasta podium/ texture junto com a textura original.
5. Abra a textura original no SketchUp e importe o arquivo como uma textura e pinte-a na face. Tal como antes, mude o nome da imagem no navegador de materiais para xxx_bump5 (ou seja, Brick_Tumbled5). Renderize. Observe como as imagens são diferentes do exemplos anteriores.

Nota: Se você quiser usar uma textura do SketchUp, primeiro coloque a textura em uma face, em seguida, abra o navegador (Browser) Material, clique InModel, clique com o botão direito do mause sobre a textura que pretende utilizar e exporte a textura. Isto irá criar um jpg de sua textura SketchUp. Guarde-o na pasta podium/texture.

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