A Fundação Iberê Camargo é a primeira edificação do arquiteto português Álvaro Siza no Brasil, e a proposta é de que o espaço funcione não apenas como local de exposição permanente da obra de Iberê Camargo, mas também como um centro cultural, em que são realizados cursos, mostras temporárias, seminários e estudos sobre a produção artística contemporânea.
O prédio, que conta com uma área total de 8.250 m², incluindo um estacionamento com 100 vagas, foi construído na Avenida Padre Cacique, em um terreno recortado por uma escarpa, de frente para o Rio Guaíba. Dispondo de tecnologia avançada para a sua execução, o projeto determina a utilização de um tipo especial de concreto, que maximiza a durabilidade e a beleza da construção.
A nova sede da Fundação Iberê Camargo conta com nove salas de exposição, distribuídas ao longo de três pavimentos, além de um grande espaço no primeiro andar, o que totaliza cerca de 1300 m² disponíveis para a mostra de pinturas, gravuras e desenhos. Além desses espaços, o projeto contempla uma cafeteria, uma loja, um centro de documentação e pesquisa, reserva técnica e um auditório. Dois ateliês também atendem a demanda da Fundação: um deles é dedicado à gravura e o outro está destinado a atividades do programa educativo da Fundação.
Também é importante ressaltar que o projeto é ambientalmente responsável. Possui uma pequena estação de tratamento de esgoto e um baixo consumo de energia. A preocupação com a conservação e a segurança das obras também está presente. As especificações técnicas do projeto estão de acordo com as normas internacionais mais rígidas de segurança para o acervo.
Implantação
Subsolo
Primeiro Pavimento
Segundo Pavimento
Terceiro Pavimento
Fonte: Fundação Iberê Camargo.
http://www.iberecamargo.org.br/default.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário