07 fevereiro, 2009

Dicas & Truques - Problemas comuns no Sketchup.

Geometria excessiva.
O excesso de geometria é um dos erros mais comuns feitos ao criar uma modelagem.
Significa que há mais geometria usada no modelo (ou em partes dele) do que necessário para alcançar o resultado desejado. Este erro ocorre na maioria das vezes ao criar-se geometrias curvas como esferas, cilindros, ou cantos arredondando. Há duas razões para isso acontecer; primeiramente o número padrão de faces usadas pela ferramenta arco (12) e pela ferramenta círculo (24). Em muitas situações se eleva a quantidade de faces para deixar as curvas mais perfeitas. Alguns modeladores que não conhecem estes critérios poderão usar um número elevado de faces gerando problemas. A segunda razão é que ao usar o zoom em partes de um modelo, a maioria esquecem-se sobre a escala e as dimensões de uma parte do modelo em relação ao todo. Por exemplo, se você estiver criando um pneu a válvula é uma peça minúscula do pneu inteiro. Assim poderia fazer-se com poucos detalhes, por que só se você der um zoom nela é que vai aparecer com mais detalhe.
É importante escolher o número certo de arestas das bordas ao criar uma geometria porque afeta o tamanho do arquivo e é difícil mudar mais tarde.Assim seria bom ver a finalidade do modelo e do nível do detalhe necessário para o resultado desejado. Se você estiver criando cenas grandes você não precisa detalhar muito a geometria. As imagens abaixo ilustram um excesso de geometria em um canto arredondado. Ambas as formas são iguais mas têm quantidades diferentes de aresras para o canto arredondado.


A forma da esquerda tem quatro vezes mais geometria do que a forma direita. Isto torna-se visível quando girarmos a geometria, note que as linhas criadas quase geram uma superfície preta por causa do número elevados de linhas. O resultado final é o mesmo em ambas as formas.
Neste exemplo a forma da esquerda geraria um arquivo de 13 kB. A forma da direita, com menos bordas usadas para o canto arredondado, é de apenas 9 kB. Sendo a maneira mais eficiente com o mesmo resultado final.
Ao usar a ferramenta do arco ou a ferramenta do círculo você pode mudar o número das bordas após selecionar a ferramenta. Então você pode incorporar um número diferente ao VCB (caixa de controle do valor na direita mais baixa de sua tela) seguida de "s”, por exemplo: “6s” significa seis lados ou bordas. Você pode mudar este número de bordas contando que a ferramenta permaneça selecionada. Para mudar a quantidade de bordas, depois de usar-se outras ferramentas, clique em Entity Info, após ter selecionado a forma.

This tutorial was written by J-m@n (http://www.j-man.nl) with the help of the moderator group (Bluesdog, Logan, OZ the Wiz and Rahul Desai) of the Google Sketchup 3D Challenge Blog. For this tutorial Google Sketchup version 6 was used.
Tradução: arqpadao

Um comentário: