MADEIRA DE LEI
Madeira de lei significa uma madeira de qualidade. Nos tempos da colonização, com a exploração da madeira maciça e a preocupação com o esgotamento de algumas espécies, a Coroa portuguesa impôs uma lei para a exploração da madeira brasileira, assim as melhores árvores só poderiam ser derrubadas pelo governo, a exemplo do Pau Brasil.
A INFLUÊNCIA DA COR
As madeiras mais escuras possuem durabilidade natural elevada – se comparadas com as mais claras, que requerem cuidados especiais para evitar o ataque de insetos e fungos. A madeira branca, por exemplo, é mais mole. Por isso, as diversas espécies possuem aplicações diferentes, considerando sempre a capacidade estrutural de cada uma.
ÁGUA, INIMIGA DA MADEIRA
Em níveis elevados, a água é prejudicial à madeira, causando sua expansão e contração e, consequentemente, provocando rachaduras e empenamento. Para isso, indicam-se tratamentos e alguns cuidados, como reduzir o índice de umidade na obra, protegendo as vigas, facilitar a ventilação das peças e manter as uniões afastadas do solo e do nível da água.
TIPOS DE TRATAMENTO
São aplicados produtos preservativos na madeira protegendo-a da deterioração – causada por agentes químicos, físicos e biológicos. A aplicação de preservantes poderá ser superficial, sem pressão, ou profunda, através de vácuo-pressão em autoclave.
MADEIRA E O FOGO
Em casos de incêndio, peças de madeira com espessura superior a 50 mm são consideradas mais resistentes que estruturas metálicas. Isso porque o fogo destrói apenas a superfície da madeira, criando uma camada de carvão e impossibilitando que o oxigênio se espalhe.
REDUÇÃO DE CUSTOS
Ao compararmos estruturas edificadas em alumínio, concreto, madeira e ferro, a que mais economiza energia é a madeira. Além disso, uma obra em madeira exige menos materiais e mão de obra, alterando de forma significativa os custos do projeto.
CONSTRUIR EM MADEIRA
Material mais antigo das construções, a madeira pode ser aplicada de forma funcional, para a construção de estruturas, e decorativa. Muitas construções atuais, em madeira, possuem a mesma resistência de outros materiais. Em construções de madeira, por exemplo, é possível reparar ou substituir peças estruturais, algo impossível em construções de concreto.
ISOLANTE NATURAL
Um mau condutor térmico, a madeira dificulta a passagem de ondas de calor ou frio, fazendo com que o ambiente mantenha uma temperatura estável. O mesmo ocorre com o som, ondas sonoras são reduzidas ao entrar em contato com a madeira, fazendo com que o ambiente possua isolamento acústico.
CERNE E ALBURNO
Constituído por células mortas, o cerne é a parte mais escura e resistente. Localizado no interior do tronco, é utilizado em aplicações que requerem resistência e durabilidade. Já o alburno é a parte viva do tronco, mais clara, e possui células menos resistentes do que o cerne.
BATENDO TRÊS VEZES NA MADEIRA
Povos antigos acreditavam que, por serem atingidas por raios, as árvores eram morada de deuses. Então, costumavam bater com os nós das mãos no tronco das árvores, exorcizando maus espíritos. Hoje, costuma-se fazer esse mesmo ritual em busca de isolar algum comentário negativo que se tenha feito.
Fonte: GlobalWood.