02 janeiro, 2015

Dicas & Truques - 11 maneiras para evitar um Bug Splat

Se você for um usuário sério de SketchUp você já deve ter sido atormentado por algum bug splat do SketchUp. Eles são absolutamente frustrante, mas você pode tomar algumas medidas pro - ativas para evitar ou pelo menos ara reduzi-los.

Antes de começar ...
  • A melhor maneira de combater isto e perder o trabalho por causa do bugs splats é ser pró-ativo. Certifique-se de salvar cedo e muitas vezes .
  • Por padrão, o SketchUp salva os arquivos de backup com uma extensão .skb *. Para recuperar seu arquivo ... Faça uma cópia do arquivo * .skb e altere sua cópia de .skb para .skp.
  • Se por algum motivo o SketchUp não salvar arquivos de backup ir para a janela da guia> Preferências> Geral e certifique-se as configurações estão de acordo com a imagem abaixo. 

As 11 maneiras de evitar uma Splat Bug Sketchup

  1. Mantenha a sua versão sempre atualizada.
    Se você estiver usando o Google Sketchup há um problema. A Google não é mais proprietária do Sketchup desde 2012! Baixe a última versão, você terá as atualizações contra bugs. 
  1. Purge - Cada componente que você importar para o seu modelo permanece no modelo, mesmo depois de apagá-lo. Isso é ótimo quando você quiser trazer um componente de volta à vida que você tinha excluído anteriormente.  Periodicamente, você precisa limpar componentes não utilizados do seu arquivo. Se o fizer, irá reduzir o tamanho do arquivo e parar alguns desses bugs splats do SketchUp. Para limpar sem uso, vá até a aba Window> Modelo Info> Estatísticas> Purge Unused. Enquanto estiver lá você pode também clicar no botão Fix Problems como uma boa medida. 

  1. Coisas sem temas - Se você está modelando com estilos e sombras, considere trabalhar a cena que tem sombras, desligada usando um estilo padrão. Alguns desses estilos podem realmente retardar o programa e levar a falhas.
  2. Itens ocultos - Certifique-se de que não há uma tonelada de geometria escondida em seu modelo que você não está ciente de (especialmente se você tiver sido importação de componentes do 3dwarehouse). Para ver uma geometria escondida vá em  View Tab>Hidden Geometry. Você apagar as geometrias escondidas da verdade não vai apagar nada.
  3. Nome das cenas - Sketchup sugere que ter códigos incomuns (IE / * <> \ @ #.?) em seus nomes da cena pode causar problemas. Se você tiver alguma em seus nomes da cena, modifique.
  4. Layers x componentes ​​- Se há componentes pesados, como árvores em 3D ou carros em seu modelo considere movê-los para um Layer específico. Alternar a visibilidade desta camada para desligada até o seu modelo estar pronto para renderizar ou exportar um arquivo como imagem. 

  1. Abandonar o navio - É possível que o arquivo que você está trabalhando esteja corrompido. Copie todos os dados 3D de seu arquivo existente e cole-o em um arquivo novo.
  2. Graphics Driver - Sketchup recomenda que você atualize sempre o drive de sua placa de vídeo.
  3. Plugin - Se você instalou ou atualizou recentemente um plugin, isso pode ser a fonte de seus bugs splats. Isso também pode ser o caso de estar tendo bugs splats quando você tenta criar um novo arquivo. Desinstalar o plugin.
  4. Arquivo de tamanho grande - Se você tiver um bug splat quando você tenta abrir um arquivo, olhe para o tamanho do arquivo. Será grande quando tiver 10 MB ou mais. É muito importante que você esteja consciente de manter seu tamanhos de arquivo menores, usando componentes e maximizando a eficácia de cada polígono que você cria. Tente abrir o arquivo em uma máquina mais robusta ​​e livre-se de algumas coisas que você realmente não precisa. Se você tiver itens modelados que você não vai mais usar livre-se deles. Se você não tiver, siga o passo 2.
  5. O Upgrade - Se nenhuma das dicas acima resolver, você pode precisar atualizar seu sistema. Olhe para os requisitos de sistema do Google SketchUp para ajudá-lo com sua nova seleção de hardware.

Compartilhado e traduzido do site: Designer Hacks 

28 comentários:

  1. O SketchUp que fechava sozinho resolvi removendo a versão 64bits do SketchUp e instalando a versão 32bits, parou de travar e fechar sozinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O SketchUp 64 é excelente eroda muito bem.
      Se teve problema com esta versão, deve ter havido algum conflito de versão com sua maquina.

      Excluir
    2. Olá. Tive o mesmo problema. Após instalar o Sketchup 2018, quando fui usar o 2017 com o Vray 3.4, ele fechou o sketc e deu bug splat. Desisntalei tudo e reinstalei mas nao funcionou mais. Sabe pq aconteceu isso? o que posso fazer?

      Excluir
    3. Ola Paula, Tens 4 instalaçõees ai, identificar o problema não é simples assim, pode ser seu windows, pode ser várias coisas. Quando se baixa versões "genéricas", dependendo da fonte pode ter arquivos danificados.
      Primeiro identifique uma fonte segura e com histórico para baixar e depois vá instalando um por um e vá testando, não instale tudo de uma vez.
      Essas dúvidas são muito difíceies de identificar.

      Excluir
    4. Obrigado pela resposta. Acabei restaurando o computar para um ponto anterio... foi o jeito

      Excluir
  2. Eu tenho um arquivo de 200 mb, porém n vejo como diminuilo, é uma residencia completa toda mobiliada, ja fiz proxys dos componentes mais pesados, como camas, cortinas, vegetação e carros... O programa demora quase 20 minutos só para abrir, teve uma cena da sala que demorou 11 horas pra renderizar, to passando muitos nervos aqui, meu note não é o ideal pra render, é um core i5 4200 u, 6gb de ram, sem placa dedicada, só a hd 4400 do processador mesmo. Tem alguma dica pra me dar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Felipe, já fizestes o purge neste arquivo?
      Qual programa leva 20 min para abrir? o Sket ou o V-Ray?
      O V-Ray quando tenta abrir um arquivo muito grande e com muitos detalhes, realmente demora para abrir, mas é coisa de 3 min, por ai.
      11 horas de renderização tem coisa errada no seu arquivo e ou as configurações do seu V-Ray estão extremamente pesadas.
      Esta me parecendo que pegastes uma visopt pronta de alguém.
      Geralmente isso é um erro.
      Me conte mais.

      Excluir
    2. Cria proxys das coisas... deixa mais leve! principalmente coisas que se repetem.

      Excluir
  3. Nas ultimas semanas notei o seguinte erro "CFileException 10" em alguns arquivos e não consigo mais abrir os mesmos, até alguns backup estão com esse erro, coisa que nunca vi em 7 anos de uso do sketchup. Apesar de dar "pena" de perder um arquivo de 4, 5, 6, anos não chega a ser algo tão grave, pois 95% dos arquivos são "brincadeira".

    Será que existe algum modo de recupera-los? Uso o SU 2017, já instalei versões anteriores e a mesma coisa ocorre. E o estranho, é que ainda continua a miniatura do arquivo, mas não abre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, não conheço este erro. Mas se descobrir aviso.
      Pergunta, estes arquivos foram salvos em um pendrive?

      Excluir
    2. Salvou em outro pc que estava em rede?

      Excluir
  4. Ola, fiz todo meu projeto, salvei e deixei aberto por algumas horas, quando voltei ele estava desfigurado alguns itens e travou, fechei e não consegui mais abrir pq ele fica carregando e diz que não esta respondendo...horas! oq eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o seu SketchUp?
      Qual a config de seu Computador?
      Já tens o SketchUp instalado a quanto tempo?

      Excluir
  5. Estou com uma maquete no sketchup e preciso exportar para .collada pra poder renderizar no Lumion, porém quando estou exportando chega em 68% e dá o Bug. Já fiz tudo das dicas acima e o problema continua. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Antes de exportar verifique seu arquivo.
    Veja se não tem algum componente com problema. Alguns componentes de terceiros tem problemas.
    Dê um purge parta limpar seu arquivo.
    Window> model info> statisitics> purge unused.
    Salve novamente e tente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentei o purge e tudo mais que podia :/
      O bug persiste.

      Excluir
    2. Stace, é preciso analisar melhor seu arquivo. Esta fugindo dos processos padrão.
      Assim por texto fica difícil entender o que esta acontecendo.

      Excluir
  7. Estou com o sketchup 2017 e v-ray 3.4. Quando clico em render, ou apenas em "show frame buffer" aparece a janela do framebuffer, janela de progresso, mas com partes brancas e tudo trava. (mesmo com o projeto vazio)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Rafael.
      Já vi várias pessoas comentando este tipo de erro.
      Tem alguns grupos de V-Ray no face que comentam isso.
      Provavelmente você baixou programas com bugs, que acabam originando isso.

      Excluir
  8. Instalei o Sketchup 2017 + vray 3.4 recentemente, toda vez que começo a utilizar o sketchup criando algum ambiente e coloco pra renderizar ele fecha sozinho.

    meu notebook é um Dell, i5, 8gb de ram, 1tb HD, 2gb de video dedicada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa que deves atentar primeiro é que o SketchUp 2017 exige uma placa de video com OpenGL 3.0 ou superior, senão não rola.
      Outra coisa aobaixar certos softers 'genéricos" cuidado, tem muitos arquivos por ai com problema. Ai a coisa não funciona.

      Excluir
  9. Olá, estou usando o Sketchup Pro 2016 mas o arquivo fecha sozinho quando eu tento subir algumas paredes. Depois que digito o valor do pé direito e dou "enter", o programa fecha sozinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor, pode ser o arquivo ou o Sket que esta bugado.
      Vamos pelo mais fácil.
      Tente desenhar num arquivo novo alguma parede e faça o procedimento, se der certo é o seu arquivo que esta com problema.
      Se continuar é o Sket que esta ruim.

      Excluir
  10. Ola! Nao sei mais oq fazer, meu sketchup 2017 pro fecha sozinho, ja desinstalei, instalei de novo e nada. travava muito e agora ele simplesmente fecha! Por favor me ajudem. Meu computador é core i7 RAM de 8g, placa de vídeo Geforce 920M NVIDIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Camila.
      Aparentemente pelas características eu pc não tem problema.
      A partir da versão 2017 existe um condicionante sobre a versão do OpenGL da placa de vídeo que não sustenta o funcionamento do Sket, na maioria das vezes nem permite instalar.
      Se não me engano tem de ser da 4 para cima.
      Veja se não é isso que esta acontecendo.
      abraço

      Excluir
  11. Estou trabalhando no SketchUp e quando menos espero, tipo as paredes ou o piso fica subdvidisub. Exemplo, quando vou puxar(esticar) ou abaixar ele não vai e quando vou ver, ele fica divido. Oq fazer?

    ResponderExcluir
  12. boa tarde!
    estou fazendo o detalhamento do meu projeto no layout2018 e ele está dando bug quando mando exportar PDF. vc consegue me ajudar?

    ResponderExcluir