01 janeiro, 2013

Dicas & Truques - Soft x Smooth x Hidden Edges


Imagem 1 - Soft x Smooth x Hidden

É normal existir uma certa confusão mesmo sendo usuário mais avançado quando se fala entre as propriedades Soft, Smooth e Hidden no que diz respeito as arestas no SketchUp.
Soft e Smooth são muitas vezes confundidas e poucas pessoas sabem a diferença entre essas propriedades (macio / liso escondido). Elas afetam não só a borda propriamente dita, mas também a aparência visual e o método de seleção das faces conectadas.











Imagem 2 - Hidden Geometry On (ligada)

Hidden: Afeta apenas a visibilidade da borda em si.
Soft: Afeta a visibilidade da borda e junta as faces conectadas como uma superfície - se você clicar em uma face para selecioná-la, irá selecionar todas as faces adjacentes que estão interligadas.
Smooth: Afeta o sombreamento das faces conectadas, misturando-a para dar a ilusão de uma superfície lisa.











Imagem 3 - Efeito da seleção.

Note-se que isto não afeta a aparência da borda de forma alguma. Clicando com a ferramenta "Select Tool"  observamos como as diferentes propriedades afetam a aparência visual da borda e suas faces, em função às suas diferenças e como afetam a maneira de funcionamento da ferramenta selecionar.
A razão pela qual a maioria das pessoas não observa a diferença, ocorre porque as ferramentas de alisamento no SketchUp definem ambas as propriedades simultaneamente.

Curiosidade:  As bordas Soft e Smooth só foram adicionadas a partir do SketchUp 3, antes você só podia escondê-los.

Importante: Onde se acha as opções Soft e Smooth. Selecione o objeto e com o botão direito acione o comando Entity Info.















Texto Original de Thomas Thomassen, mais conhecido por TomTom.
Adaptado e traduzido por arqpadao.

2 comentários:

  1. Olá grande Padão!
    Em meu SU (Pro version 8.0.4811)
    no quadro Entity Info, não aparece a informação Length, as caixinhas para a seleção de Soft e Smooth e nem as de Hidden e Cast Shadows.
    :o

    ResponderExcluir
  2. Oi Reinaldo, aparece mas não esta ativo. Para estar ativo deve-se selecionar uma linha pura sem fazer parte de um volume.
    Valeu pelo retorno.
    Abraços.
    Aproveitando, se quiseres compartilhar algo aqui no blog me contata, terei imenso prazer em divulgar seus materiais.

    ResponderExcluir