17 agosto, 2012

Xiloteca - parte III


Nome comum: SUCUPIRA
Nome científico: Bowdichia nitida
Familia: Fabaceae
Origem: Belém-PA
Outros nomes comuns:
Cutiúba, Macanaíba, Matanaíba, Sapupira, Sapupira-da-mata, Sebepira,
Sepipira, Sicupira, Sucupira, Sucupira-amarela, Sucupira-da-mata, Sucupira-da-terra-firme, Sucupira-marreta, Sucupira-pele-de-sapo, Sucupira-preta, Sucupira-vermelha, 
Características Gerais
A colorarão do cerne de sucupira recentemente cortado, é marrom com tonalidade chocolate, tornando-se marrom escuro após a secagem e apresentando ainda, faixas estreitas de um marrom mais claro. 0 alburno é estreito, claramente diferenciado do cerne, e acizentado ou cinza-róseo. A madeira possui textura grossa,embora homogêneas,apresenta pouco desenho, alto brilho, e a grã varia de direita a ligeiramente entrecruzada. 0 cheiro e o sabor são indistintos.
Preservação
Sucupira é uma espécie durável e resistente ao ataque de fungos e cupins que atacam madeira seca. A madeira tem pouca resistência a brocas marinhas. Segundo testes preliminares de preservação a madeira é classificada como de fácil preservação,mostrando retenção elevada (média de 39.0 Kg/m3) e penetração total e uniforme. A espécie foi tratada com uma solução a 2% de cobre-cromo-arsênio (CCA).
Secagem em estufa
Os
valores de 7,4% para contração tangencial, 4,5% para radial e 12,3% para volumétrica, não são excessivos para uma madeira com a densidade da sucupira. Embora a taxa relativa de contração de 1,6 seja muito favorável, a madeira apresenta tendência a rachamento nas superfícies e extremidades e a diversos tipos de empenamento durante a secagem ao ar. Sucupira é classificada como madeira de rápida secagem em estufa e de secagem muito difícil ao ar.
Trabalhabilidade
A madeira é moderadamente difícil de ser trabalhada, apresenta bom comportamento em relação ao trabalho de serras, mas de difícil aplainamento pelo fato de possuir grã entrecruzada. Segundo Longwood é fácil de ser torneada, tem elevada capacidade de retenção de parafusos e aceita satisfatóriamente verniz ou polimento, desde que seja primeiramente aplicada uma substância para enchimento de poros da madeira ( filler ).
Uso final
Implementos agrícolas, carpintaria e construção (em geral), dormentes, assoalhos, marcenaria e mobília, construção pesada, pontes e construções marítimas (acima d¿água) estaca e construções marítima (submersas), postes e pequenas estacas, ferramentas manuais, torneamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário