20 fevereiro, 2012

Dicas & Truques - Ferramenta Sólidos

A ferramenta de sólidos do SketchUp só funciona nos sólidos do SketchUp.
No SketchUp, um sólido é qualquer modelo em 3D (componente ou grupo) que tenha um volume fechado finito. Um sólido do SketchUp não pode ter nenhuma abertura (faces ausentes ou faces que não se encontram em uma aresta).
Você pode selecionar um componente ou grupo e visitar a caixa de diálogo Informações da entidade para ver se a seleção é um sólido. Se houver um volume listado, a seleção é um sólido do SketchUp. Se não houver um volume listado, a seleção não é um sólido e provavelmente apresenta uma abertura.
A imagem a seguir contém vários sólidos:










Existem seis ferramentas de sólidos no SketchUp. Elas só funcionam em modelos sólidos:

A ferramenta Interseccionar funciona em dois ou mais sólidos e resulta apenas nas partes sobrepostas.
 A ferramenta Subtrair funciona em dois sólidos e mescla a geometria que se intersecciona do segundo sólido selecionado com o primeiro sólido selecionado. O primeiro sólido é então removido, ficando apenas o segundo sólido (menos sua geometria de intersecção).
Assim como a ferramenta Subtrair, a ferramenta Recortar funciona apenas em dois sólidos e mescla a geometria que se intersecciona do segundo sólido selecionado com o primeiro sólido selecionado. Diferente da ferramenta Subtrair, a ferramenta Recortar deixa o primeiro sólido no resultado.
 A ferramenta Dividir divide todas as partes dos dois sólidos em grupos ou componentes separados sempre que os sólidos se sobrepõem.
A ferramenta União mescla todas as faces externas de dois ou mais sólidos sobrepostos para criar um sólido maior do SketchUp. A ferramenta União deixa toda a geometria interna no resultado.
 A ferramenta Revestimento externo funciona da mesma forma que a ferramenta União, mas remove toda a geometria interna do resultado. Portanto, a ferramenta Revestimento externo é ótima para criar modelos mais leves, como edifícios para o Google Earth, porque apenas as faces externas do modelo são necessárias para apresentar o desenho.

As ferramentas acima estão presentes no Sketchup Pro.
Informações fornecidas pelo site do Google SketchUp.


5 comentários:

  1. E tem alguma forma de fazer a subtração no sketchup FREE? Tenho um sólido complexo, e preciso abrir vãos nele, mas não consigo sem essa ferramenta de sólidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tem sim.
      É uma forma simples, coloque os elementos que queres trabalhar um "dentro" do outro na forma que desejar, selecione os objetos, clique com o botão direto do mouse sobre neles e clique em intersect e escolha os selecionados. Clique e ele construirá linhas nestas intersecções.
      Depois apague o que não precisa em seu desenho.
      Este recurso é simples e não tem os recursos completos da versão PRO.

      Excluir
  2. Tenho um desenho complexo que não consigo deixá-lo como sólido, pois não encontro a face aberta ou um outro possível erro. Existe uma forma do sistema informar onde há o erro, ou mesmo corrigí-lo automaticamente? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, desculpe pela sua descrição não entendi seu problema.
      Bom seria poder ver o que ocorre com o seu arquivo.

      Excluir
    2. Eu também estou com o mesmo problema. No caso aproveitei uma importação de um arquivo DWG, editei, apaguei algumas linhas e quando criei o grupo ele não fica sólido. Não consigo encontra a face aberta ou algum pedaço de linha. Também queria saber se tem algum jeito de encontrar.

      Excluir