07 setembro, 2011

Dicas & Truques - Backups no SketchUp

Entendendo Backups automáticos no SketchUp.
Por padrão, o SketchUp salva automaticamente seus arquivos em intervalos regulares e cria um arquivo de backup da versão anterior (salva) com extensão .skb.

Dica
As vezes o seu modelo fica cheio de poligonos e se torna difícil de trabalhar, você tenta usar o  comando Undo (desfazer), mas ele não está resolvendo.
Você vai conseguir recuperar uma parte do seu trabalho, graças ao arquivo de backup.
Para isso você deve alterar a extensão de arquivo .skb para .SKP, isso irá torná-lo legível pelo SketchUp.
Com projetos complexos, o tempo necessário para criar o modelo pode se tornar relativamente longo.
A menos que o SketchUp esteja deixando de funcionar com freqüência, não defina o intervalo automático de backup para menos de 15 minutos.
Para alterar o intervalo automático da cópia de segurança, va na barra de menus e escolha Windows (janela) > Preferences (preferências) > aba Geral.
Você vai encontar a opção para essa configuração. Você terá de ajustar manualmente o tempo deste intervalo. Veja a imagem.
Fonte: Livro - Google Sketchup Workshop - Laurent Brixius

10 comentários:

  1. Faço questão de registrar aqui meu agradecimento por ter me salvado, graças à sua dica não perdi um arquivo enorme, trabalho de uma semana. Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Eliane, sempre é bom ajudar e esta é a intenção desse blog.
      valeu.

      Excluir
  2. Fui renomear meu arquivo na pasta e na hora de salvar substituiu o arquivo ao inves de trocar o nome e abrir o meu arquivo, dai perdi meu trabalho INTEIRO!!! Trabalhei nele 3 dias para apresentar... O QUE EU FAÇO? ME AJUDE PLEASE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola
      Alguma coisa funcionou mal no seu procedimento. Você deveria ter "salvar como", ai teria dois arquivos um novo e um antigo com nomes diferentes.
      O SketchUp salva dois arquivos um *.skp que é o arquivo original e um chamado *.skb, que é um cópia de segurança (backup). Os dois não são salvos no mesmo momento. Podes perder apenas uma pequena parte do seu arquivo.
      Para recuperar o seu backup, renomeie o seu arquivo com extensão .skb para .skp com outro nome para não dar confusão e perder dados.

      Excluir
  3. Olá, deixei meu trabalho projetando durante a noite, quando fui ver pela manhã, meu notebook tinha atualizado sozinho, e não tem um skb do que eu estava mexendo, apenas o skp. Tenho o windows 10, onde encontro os backups e autosave? Pois não estão em meus documentos, conforme está mencionado no sket.

    Por favor me ajude!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Te respondi por e-mail.
      Pelo que vi deu tudo certo.

      Excluir
  4. Boa noite. Estava fazendo um projeto e quando estava colocando alguns blocos começou a travar e a tela ficou preta com o projeto em aramado. Agora quando tento abrir o arquivo ele mostra a mensagem que o sketchup não está respondendo. O que faço, estou desesperada, me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho isso da tela ficar preta.
      O mais provável que ao inserir algum bloco com problemas tenha gerado este erro.
      Cada modelo de SketchUp gera dois arquivos - .SKP que é o arquivo de trabalho e o SKB que é um arquivo de backup que tem o mesmo nome do original apenas com a extenção diferente.
      Este não salva exatamente até o limite do salvamento do SKP, depende das configurações de salvamento.
      Podes ver se o arquivo de backup esta intacto.
      Faça o seguinte pegue o arquivo xxxxx.SKB e renomeie para por ex. xxxxxB.skp. Ele vai poder ser lido, uma vez que o skp não é identificado como um arquivo de leitura.
      Veja se este arquivo agora não apresenta o erro.
      Se apresentar é porque ele salvou o mesmo erro do outro.
      Outra maneira que podes tentar e abrir o arquivo com erro selecionar tudo, copiar e colar num arquivo novo.
      Teste por favor.

      Excluir
  5. Oi, tudo bom??Fui sua aluna, estou mexendo agora com o 2015 no escritorio que trabalho porem em casa uso o 2007, seguido levo trabalho para casa, no cad consegui achar onde trocar a opção de salvar, para deixar sempre na versão mais baixa, como posso fazer o mesmo no sket??
    obrigada!!!
    gabriella puiatti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriella, como vai você?
      Faça o seguinte: vá em salvar como, vai abrir uma janela para este procedimento. Veja na parte de baixo desta janela a barra Tipo. Neste local você escolhe a versão do SketchUp que quer salvar. Lembrando que a primeira opção é a da versão que estas usando.
      Abraços.

      Excluir