08 junho, 2011

Dicas & Truques - Iluminação no Sketchup

Como todos sabem o SketchUp não tem o poder de gerar iluminação artificial, para isso se usa softers de renderização. Mas sempre tem alguns truques que ajudam a simular situações que podem parecer impossíveis ou no mínimo difíceis. Remexendo meus arquivos, achei um modelo que exemplifica de forma compreensível como simular iluminação artificial no SU - não tenho a identificação do autor desta modelagem. Bem, em cima deste modelo gerei outras imagens para explicar como isso pode ser feito.
Na primeira imagem vê-se o ambiente com iluminação "artificial" sobre os objetos.
No quadro existe uma luminária e um cone de luz sobre o plano vertical.
Já no objeto central percebe que o conjunto tem uma luz aplicada embora não haja um luminária no forro. Como foi conseguido isso.








Na imagem seguinte se observa no teto duas formas que estavam ocultas, um circulo e outra que lembra um ovo. Estas formas estavam ocultas pelo comando HIDE.
Então como fazer?  na parte de baixo dos elementos se aplica a mesma textura de um forro tipo pacote (neste caso) e na parte de cima se aplica nos planos circulo e ovóide uma textura transparente como um vidro por exemplo.

Ao olhar-se por cima do forro se percebe essa transparência que no ambiente não é percebida.
Dando a sensação de se ter luz artificial quando na verdade é a luz do sol passando por um ambinete "transparente".

Para conseguir um bom resultado, a forma e a posição dos elementos devem estar de acordo com a intenção da iluminação sobre os objetos.

5 comentários:

  1. Olá, é com satisfação que estou a melhor conhecer teu trabalho. "Passei" aqui para te contar que hoje meu dia foi percorrer todo teu blog. Sou arquiteta e já te conhecia de outras páginas, e sempre te admrei. Parabéns!!! Continue com este entusiasmo e boa vontade em servir. Aprendo bastante contigo,obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Bem esperto esse truque !

    ResponderExcluir
  3. Nice, obrigadão, continue nos prestigiando, sempre temos novidades. Pode cadastrar seu e-mail no blog para receber as novidades.

    ResponderExcluir
  4. Obrigadão tb! Estou com algumas novas atividades, nas quais tenho que me dedicar. São novos estudos/pesquisas e, infelizmente, adiarei minhas tarefas na aprendizagem do SU. Mas estarei acompanhando teu trabalho por aqui e tb no SU Brasil, além de outros caminhos que achei para, "um dia",...rss...consegir aprender a trabalhar legal com 3D. Desculpe se este não é o local para este tipo de postagem. Considerem um "parêntese" nesta dica tão legal de iluminação no SU! Sucesso e alegrias. Nice

    ResponderExcluir