10 outubro, 2010

Xiloteca - parte I

Xiloteca (do grego: xýlon, madeira + theke, caixa, coleção) é um arquivo de madeiras ou um local onde se guarda diversos tipos de madeira e informações relativas sobre sua estrutura anatômica.
Praticamente, todos os paises medianamente desenvolvidos, e preocupados com a sua flora e suas florestas possuem uma xiloteca, onde, em maior ou menor escala, está representada a sua flora nativa como a de outras áreas do mundo.
Uma xiloteca é necessária para conhecer o valor científico e econômico das madeiras existentes. Ao mesmo tempo, suas amostras servem como material de estudo para a xilotomia, propriedades físicas e mecânicas da madeira, durabilidade e conservação.
A existência de xilotecas tem também aplicações práticas imediatas para qualquer um que tenha necessidade de fazer uma análise morfológica-visual da madeira. Nestes estão incluídos os técnicos, especialistas e madeireiros, e também aqueles envolvidos na indústria e no comércio.
Por mais modesta que seja uma coleção de madeiras, cada uma de suas amostras é um compêndio ou uma monografia que incluem uma vasta informação. São muito importantes nos museus, escolas e nas universidades pelo seu valor didático e docente.
Uma xiloteca é interessante e seu uso é essencial porque é uma ferramenta de estudo e uma referência às pesquisas sobre a identificação, o uso e a substituição de madeiras no seu ambiente, contribuindo com a sua restauração e preservação. Além disso, é um patrimônio cultural à disposição do homem.

Ex. Freijó


DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Ocorre na mata de terra firme no Pará, Acre, Rondônia e Mato Grosso.

DENOMINAÇÕES VULGARES
Freijó, louro freijó, louro pardo, frei Jorge, brasilian walnut, cordia wood, jennie wood, south american walnut.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ÁRVORE
Árvore alta, com até 30 m de altura, casca marrom.
Folhas alternas, oblongas ou obovado oblongas, acuminadas, glabras (raramente com alguns pelos), membranáceas, 8-15cm de comprimento por 3-8 cm de largura. lnflorescência em panícula terminal multiflora; flores brancas com cálice pubérulo; corola com Iacinias elípticas, glabras, torcidas, no botão; estames 5, inseridos na face da corda. Frutos glabros.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA MADEIRA
Madeira moderadamente pesada (0,60 a 0,70 g/cm3); cerne castanho uniforme; textura média; grã regular; superfície lustrosa, refletindo nas faces radiais; cheiro e gosto imperceptível. É madeira fácil de trabalhar, de excelentes qualidades, podendo receber excelente acabamento.

DESCRIÇÃO ANATÔMICA MACROSCÓPICA
Poros visíveis a simples vista, poucos ou pouco numerosos, médios e grandes, solitários e múltiplos, alguns orientados tangencialmente, obstruídos por tilos brilhantes. Linhas vasculares visíveis, longas e bem demarcadas. Raios vistos mesmo sem lente; no plano tangencial encontram-se irregularmente dispostos. Parênquima axial escasso, confundindo-se com os poros, vasicêntrico. Camadas de crescimento pouco demarcadas pelos poros. Canais intercelulares em alguns trechos presentes.

PRINCIPAIS USOS
Painéis, lambris, móveis finos, persianas, escadas, coronhas, tanoarias, carpintarias, folhas faqueadas decorativas, como caixilhos, venezianas, ripas, acabamento interno, molduras, guarnições e sarrafos.

Pesquisa: Wikipédia, Guia do marceneiro, Conhecendo a madeira, Madeiras do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário