03 julho, 2010

Slicer3: Modelagem de maquetes de terreno - Parte I

Fazer maquetes físicas de terrenos foi uma das coisas mais difíceis e trabalhosas na minha passagem pela escola de arquitetura. As fotocópias, os desenhos, as centenas de gastos com o desperdício com papelão usado nas maquetes- eu ainda posso sentir o cheiro de cola na montagem daquilo tudo. Ugh.
Eu descobri recentemente o Slicer3 , um plugin para SketchUp criado por TIG . Ele é muito de fácil de compreender que eu não podia esperar mais para escrever um artigo sobre ele.
O que ele faz é simples: dado um pedaço de geometria, o Slicer3 fatia-o.
Você diz qual o espaçamento que quer utilizar, a espessura das fatias e em que direção deverá ser cortada e ele faz o resto.
Transformar um pedaço de terreno digital em um modelo físico, é uma dádiva de Deus.
Dê uma olhada no que eu era capaz de fazer com Slicer3:

Comece com uma superfície de terreno, em seguida, transforme-o num sólido (eu uso a ferramenta Line) e depois agrupe-o.


Escolhendo X para "Slice Orientation" crie fatias que são perpendiculares ao eixo X.


Especifique suas unidades no espaçamento e campos de espessura.


Entrando no mesmo valor para espaçamento e espessura (e escolhendo Z Slice para Orientação) produza um modelo de contorno tradicional.
Algumas coisas que você deve saber sobre este incrível script:
• Slicer3 é grátis, você pode baixá-lo a partir da Biblioteca Ruby Depot
• Para instalar, basta coloca-lo na pasta Plugins.
• Para este script funcionar, a coisa que você quer fatiar tem que ser sólido, um grupo ou um componente.
• Slicer3 não ajusta automaticamente a escala do modelo para você, você terá que fazer manualmente.
E se isso não for suficiente, Slicer3 também (se quiser) coloca cada fatia no chão, separando-os por um valor que você especificar. Ele numera as fatias para você.
Você pode usar um "cortador de laser".

Informe ao Slicer3 para colocar cópias de cada fatia no chão - e numerá-las automaticamente.

8 comentários:

  1. Mayara - UNESP Bauru17 de julho de 2010 às 12:24

    Ainda nao usei, mas me parece bastante interessante para trabalhos topográficos. Vou testar! Grande abraco, parabéns pelo blog.

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  2. Sou desenhista Projetista a anos, Profissionais como vc deveriam serem congratulados pela entidade de classe por oferecer informações tão valiosa. Um abraço.

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  3. Batista, muuuito obrigado.
    Valeu, hoje será com certeza um ótimo dia.

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  4. Padão, bom dia. Conhece algum plugin (ou software) que ajude a fazer o perfil do terreno a partir das curvas de nível? Agradeço!

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    Respostas
    1. Eu costumo usar o sandbox do próprio SketchUp.
      Da uma olhada no TopoShaper.

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