06 junho, 2010

Podium Light System com luzes spots

Vamos ver como utilizar o Podium Light System para Beta V2:
Primeiro transfira os arquivos para a pasta Plugins SketchUp
Você precisa da versão Beta 038 do Podium V2 Light System para o trabalho.
Depois de baixar plsv2.rbs para a pasta de Plugins, reinicie o SketchUp.

Dê uma olhada neste pequeno vídeo que mostra um processo passo a passo da criação de spots usando Podium Light System.

Veja o tutorial no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=ztuHUjSt_2Q

O Podium Light System V2 permite que você crie as spots lights a partir da versão Beta 037. O sistema utiliza inferências SketchUp para a posição spot ou luzes pontuais no espaço. Há alterações no Podium Light System que ainda estão sendo desenvolvidos. Esta versão representa uma obra em andamento, mas permite-lhe criar spot lights e os ângulos de feixe de controle, cor e energia da luz. Ele também irá dar-lhe uma forma intuitiva de colocar spots ligths.
Etapa 1. Escolha o Podium V2 Light System no menu Plugins SketchUp.
Etapa 2. Clique na sua chave de controle para ver o Heads Up Display.

Etapa 3. Continue a segurar a tecla Control e escolha o local para spot lights. A configuração padrão é para a luz local assim que você pode pular essa etapa a menos que você queira mudar para luzes omni. Arraste o cursor sobre o Power e mude o valor da potência de luz.

Etapa 4. Continue a segurar a tecla Control. Para alterar o ângulo do feixe e largura de feixe, segure com o botão esquerdo do mouse ou arraste o cursor do mouse verticalmente para mudar o ângulo do feixe.

Arraste o cursor do mouse na horizontal para alterar a largura de feixe.
Alternativamente, arraste o cursor do mouse do canto inferior direito para o canto superior esquerdo para ajustar o ângulo do feixe. Quando você tem o ângulo do feixe que você deseja, arraste o cursor do mouse para ajustar a largura do feixe.
Uma nota sobre o ângulo e a largura do feixe: A fonte de luz spot emite um cone de luz para a face que você selecionar.O ângulo do feixe controla o tamanho e diâmetro da luz. Se quiser que o spot light tenha arestas duras, faça o ângulo de largura menor que o ângulo do feixe.

Abaixo estão dois exemplos.


Passo 5: Após selecionar as opções do menu Heads Up Display, mova o cursor vermelho para selecionar um ponto de inferência. Depois de selecionar um ponto, arraste a cruz até um ponto perpendicular ao seu ponto de inferência original e clique em Avançar. O próximo clique será no local em que você quer que a luz seja dirigida, como o chão.
Passo 6: Render. Você pode perceber que a cor da luz do ponto não é o que você esperava que fosse. Este é um bug que estamos trabalhando. No entanto, você pode ajustar a cor e a luz de energia facilmente

Passo 7: Faça ajustes de cores e energia. Para fazer isso, clique no grupo de luz local e depois vá para a Barra de Ferramenta do Podium V2 e clique no ícone Propriedades Light. A partir do menu Luz Propriedades da cor e ajustar a potência de luz. (Note como o Power que estava no menu HUD não é exatamente o mesmo valor que no menu Propriedades Light. Este é também um bug que esta sendo trabalhado.)
Você não pode editar o ângulo do feixe ou largura depois de um spot de luz é criado. Você precisa excluir o grupo de luz no local e começar tudo de novo.
Usando o Omni (opção ponto de luz). Se você escolher a luz omni na configuração do Light System Podium Heads Up Display, você irá criar luzes omni. Isto permite uma forma intuitiva de criar omnis. Ela exige apenas que você clique em um ponto de inferência, arraste o cursor do ponto de inferência e clique em algum ponto no espaço. Esta ação vai lhe dar uma luz omni ou ponto. Você pode ajustar o poder e a cor usando o menu de propriedades luminosas da mesma forma como fez com spot lights.

Material original publicado no site Su Plugins.

Tradução: Fernando Padão

2 comentários:

  1. quando renderizo os móveis mudam de cor, de acordo com a cor da parede. Como impedir isso?

    ResponderExcluir
  2. Oi Thiago, não tenho parêmtros para avaliar seu problema.
    Sem uma imagem do que esta acontecendo fica difícil.
    Veja no seu SketchUp, se as faces não estão invertidas e se você não aplicou suas texturas nestas faces.
    Eu não uso mais o Podium a muito tempo e não tenho o programa instalado para lhe ajudar.

    ResponderExcluir