19 abril, 2009

SketchUp - Outliner

O SketchUp Outliner organiza a construção de um modelo para que ele possa ser utilizado e exibido em seqüência no momento que ele esta sendo criado.
O fato é que sem a capacidade de representar visualmente este tempo, o SketchUp teria pouco valor na construção no mundo real.
Apesar de suas características serem muitas vezes negligenciadas, o Outliner torna o trabalho mais fácil:
1. Abra a sequência do modelo como uma árvore de arquivos. Essas peças são chamadas de “Grupos” que compôem o conjunto da montagem do modelo. Cada peça é, então, como parte de um subconjunto ou Grupo dos Grupos.


2. Manipule estes subconjuntos com a função Hide ou comando Layer do programa SketchUp. Estes incluem partes dos subconjuntos das operações, equipamentos e materiais dos componentes, bem como a representação visual no âmbito de aplicação dentro da construção ou processos.


3. As cenas são criadas para construir e desconstruir os subconjuntos, a fim de animar a sequência de uma tarefa e navegar através da construção do projeto. O Outliner é importante para o controle da visualização das peças nestes ambientes.
Com a caixa de diálogo do Outliner aberta, tente como exemplo, estas etapas básicas:
1. Crie as peças individuais no Layer 0 (zero), em seguida, nomeie o grupo e o objeto. Observe que o nome do grupo agora é visível no Outliner. Para um construtor ou um projetista , estas peças individuais serão importantes no decorrer do projeto ou construção. Criando nomes das peças em separado significará que elas poderão ser identificadas e controladas dentro de uma montagem.


2. Agrupe as partes dos grupos e nomei-os como subgrupos. Note que o chamados subconjuntos são agora visíveis no Outliner como conjunto de Grupos. Os subconjuntos organizam o modelo em partes ou secções da mesma forma que são organizadas no mundo real.
Dica: Você pode recortar, copiar e colar os nomes dos objetos no Outliner. Você também pode arrastar e soltar as peças do grupo noutro Grupo.
3. Utilize as cenas com o Hide e Layers para controlar os objetos e os subconjuntos. Para ocultar (Hide) um subconjunto, Clique com o botão direito do mouse nos nomes no Outliner. Você também pode colocar objetos individuais ou subconjuntos de um conjunto com o comando Layer e depois mude o Layer na janela Entity Info.


4. Quando estiver pronto, crie uma cena capturada da vista atual. Cada cena pode ser exportada como uma imagem 2D e inserida em um documento de texto, planilha ou apresentação. Uma série de cenas pode também ser usada para criar uma animação.

Obs: Se quiserem entender melhor como usar o Outliner, vejam o vídeo produzido por Sketchup for Woodworkers em: http://sketchupforwoodworkers.com/tutorials/2009/02/02/curves-moulding-and-the-outliner/

Postagem original: http://www.insitebuilders.com/
Adaptação: arqpadao

Um comentário:

  1. Oi Padão, achei teu site ai pelas pilhagens na internet, tbm sou fã do Sketchup embora 3D não seja minha especialidade. Abs.

    ResponderExcluir