08 fevereiro, 2009

Sketchup - Construção Verde

Ferramentas da análise
Executando algumas simulações nas fases iniciais do seu processo de design, estas irão lhe fornecer um feedback que lhe ajudarão a tomar muitas decisões. Estas decisões podem afetar enormemente a forma como o edifício será executado. Como será o desempenho do prédio se ele rotacionar 30 graus no terreno? E se eu adicionar outro conjunto de janelas na fachada sul? Aplicações de análise energética podem lhe ajudar a responder a estas perguntas, empresas como as abaixo desenvolveram plugins para o Google SketchUp que irão ajuda-lo nestas questões.

IES VE SketchUp Plugin

A IES VE SketchUp plug-in (que está disponível para usuários do Windows) é um plugin para análise de edificações no SketchUp, desenvolvida pela IES (Integrated Environmental Solutions). O plugin SketchUp trabalha dentro dele com o acréscimo de uma barra de ferramentas e, em seguida, conecta-se as ferramantas IES's: IES VE-Ware (gratuito), IES-VE Ferramentas, e todo o "Ambiente Virtual". O plugin permite que você atribua um design sustentável, a melhor localização, tipo de construção, tipos e sistemas de ar condicionado (HVAC) no seu modelo SketchUp, e em seguida, importá-lo diretamente para sua ferramenta de análise escolhida IES, sem ter que reconstruir qualquer geometria.


Aprenda mais sobre este plugin.
Vídeo do YouTube
Download modelos do 3D warehouse IES 3D


EnergyPlus Plugin


EnergyPlus é um software de simulação de energia em um edifício, criado e mantido nos E.U. pelo Departamento de Energia. Simula modelos de aquecimento, refrigeração, iluminação, ventilação e outros fluxos de energia em edifícios. O Energi Design Plugin (que está disponível para usuários de Windows), desenvolvido pelo National Renewable Energy Laboratory, acrescenta à construção a capacidades de simulação energética para o ambiewnte SketchUp. Permite criar, editar e visualizar arquivos de entrada no EnergyPlus SketchUp, acrescentando detalhes extras que você vai precisar para as superfícies. Também permite que os usuários possam lançar simulações EnergyPlus e ver os resultados dentro de SketchUp.


Aprenda mais sobre este plugin.

Demeter - Greenspace Plugin

Demeter (que está disponível para usuários do Windows e Mac) é um plugin para o SketchUp desenvolvido pela Greenspace Research, uma divisão comercial da Lews Castle College, na Escócia. O plugin permite que você execute uma análise sobre concepção energética no SketchUp, acrescentando atributos para a geometria e então ligá-lo a Green Building Studio web, ou outras aplicações de análise com importação gbXML. Com o plugin, o SketchUp é capaz de importar e exportar arquivos gbXML.

Aprenda mais sobre este plugin.

3 comentários:

  1. Muito bom o blog!!!
    era exatamente isso que eu tava procurando!
    continue postando amigo!
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de saber mais sobre o EnergyPlus, queria te perguntar se vc sabe usar, ou se tem algum tutorial dele.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Isabela
    click no link sobre mais informação, ele vai televar ao site do produto com muita informação.

    ResponderExcluir