15 fevereiro, 2009

Podium - Criando uma luz OMNI

Criando luzes Omni
Omni Light é um recurso que permite que você crie uma fonte de luz independente em grupos no SketchUp. A Omni Light atua como uma lâmpada e emitem luz em todas as direções. A Omni Light é diferente de aplicar um valor a uma superfície simples. Quando você renderizar a cena do grupo Omni Light ela irá desaparecer, só a luz que foi criada irá aparecer na sua nova imagem.
Você pode usar a Omni Light para criar o efeito de uma lâmpada que ilumina a sala inteira ou usá-la em um dispositivo leve que brilha em uma pequena área.
Nota: Se você comprou o Podium, e registrou-se junto ao Suplugins.com, terá acesso a página de Usuário Registrado. Esta página tem uma extensa biblioteca de luminárias.com çuzes Omni aplicadas. Utilize esta biblioteca livremente para colocar fontes de luz interior. Mesmo que você só tenha a versão de avaliação, você pode fazer download de várias amostras de luzes na página de Usuário Registrado.
Download de arquivos de luzes Omni aqui

Abra o arquivo do Podium - omin_light.skp. Você notará um cubo vermelho no meio do modelo. Este cubo é um componente SketchUp. Foi atribuído ao grupo um valor de luz pelo Podium, tornando-se assim um objeto Omni.
Renderize a cena utilizando clicando no botão de render do Podium.
Observe como a luz vermelha se espalha para fora da parede circular na abertura do muro. Além disso, observe como o objeto Omni Light ou a geometria desapareceu da imagem. Se você rodar o seu ângulo de visão e de expor a parte inferior do teto, você verá que a luz é refletida até o teto e paredes para o lado oposto.
Como um experimento mude a cor deste Omni Light. Selecione o cubo (não editar o grupo, mas basta selecionar todo o grupo, clicando uma vez em qualquer lugar no cubo). O cubo é realçado. Troque para verde. Arraste o balde para pintar o cubo e coloque a cor verde sobre o grupo. Agora renderize a cena. . Você deve ter uma luz verde brilhante.

Como criar uma luz Omni
  • Criar um grupo a partir de uma forma.

  • Adicionar um valor de luz a este grupo.

  • Certifique-se de ter selecionado o grupo.

Então, vá tela do Podium e adicione um valor de Luz para o grupo escolhido.
Adicionar uma cor para o grupo (opcional).
Para obter um efeito de luz colorida, você deve adicionar cor ao grupo e não as faces do grupo.
Você pode verificar se foi atribuído ao grupo uma cor, cliquando como botão direito do mouse, sobre Entity Info. Você deverá ver uma caixa de diálogo que diz "Group" e uma cor na caixa de cor. Se você não observar cor no Grupo Entity Info, é porque não foi atribuído ao grupo uma cor.
Não é essencial que uma cor seja adicionada ao grupo para obter uma luz omni. Se nenhuma cor for adicionada, a luz omni vai aparecer como uma luz branca.
Renderizar acena.



Criando suas luminárias.
Você pode criar luminárias com lâmpadas de luz Omni, modele sua luminária e acrescente em seu interior um grupo com luz Omni deixando aberturas por onde quer que a luz ilumine.
Por exemplo: crie um cubo para a luz Omni, tal como descrito acima. Transforme este cubo em grupo. Certifique-se de atribuir um valor a luz. Agora, crie um tubo maior. Coloque o grupo Omni dentro do tubo de modo a ficar completamente fechado. Em seguida, abra uma das extremidades do tubo de modo que a luz Omni esteja completamente fechada exceto em uma das pontas. Refaça a experiência mudando as cores da cena.

Este assunto é um trecho de uma compilação de outros tutoriais sobre o SuPodium que esta sendo trabalhado, editado e traduzido para a lingua Portuguêsa por arqpadao. Em breve.

4 comentários:

  1. Muito legal teu blog. Estou voltando a usar o Sketch, e as tuas dicas estão sendo úteis.

    ResponderExcluir
  2. cara... teu blog é fantástico, mas não consigo de jeito nenhum criar uma LEM no podium v2... já segui passo a passo todos os tutoriais, criei o grupo, selecionei, coloquei a intensidade da luz mas quando olho as propriedades tá sempre no zero a luz... e fica tudo escuro... o que será que estou fazendo errado... percebi que o v2 é diferente na questão de light properties do que seu tutorial... se puder me ajudar, seria muito grato... um abraço tato

    ResponderExcluir
  3. ótimo blog, mas ainda não consegui criam LEM lights no podium V2... o que será que estou fazendo errado??
    obrigado... um abraço, Tato

    ResponderExcluir
  4. Tato, o Podium mudou muito das versões 1.x para a versão 2. Ha muito deixei de trabalhar com o Podium para usar o Kerkythea. Vou ver alguns tuts e se puder lhe respondo.

    ResponderExcluir