25 dezembro, 2008

Dicas & Truques - reflexos

Este é um pequeno tutorial de como fazer reflexos no SkechUp, mais especificamente, na maneira que você veria quando olhasse através de uma piscina ou lago. Esta uma maneira rápida e fácil de simular reflexos no SketchUp.
Você necessitará de algumas coisas para criar esta ilusão, começando com um volume de água. Em termos do SketchUp, isso significa uma superfície que você pode pintar com um material transparente. Assegure-se que você também tem uma superfície em torno para colocar seus objetos.

1. Selecione os objetos de sua cena que necessitam reflexos, eles serão copiados usando Move/Copy, para cima na direção azul.
2. Selecione os objetos com a ferramenta Select.
3. Pressione M para mudar para a ferramenta Move, comece movendo-os, em seguida, pressione a tecla Seta para cima ou para baixo do teclado para bloquear o sentido de direção.
4. Enquanto continua a mover seus objetos, pressione a tecla Ctrl (Option num Mac) para fazer uma cópia dos objetos que você moverá. Colocar a cópia em algum lugar acima dos originais.


5. Com os objetos ainda selecionados, pressione S para mudar para a ferramenta Scale.
6. Clique no grip superior e mova para baixo como se a figura entrasse dentro de si mesma e a ultrapasse, agora digite no VCB: -1.
7. Em seguida, após fazer o espelhamento mova as cópias para baixo em linha reta até ficar numa posição de espelhamento, veja figura acima.
8. Finalmente, pinte a superfície da água com um material transparente.
9. Você espelhou os objetos abaixo do plano da terra para criar a ilusão de uma reflexão. Orbite ao redor para ver o efeito.



Crédito extra: Se quiser levar esta técnica ainda mais longe, tente o seguinte: Crie uma superfície grande (maior do que sua superfície da água), e pinte-a com o mesmo material transparente que você usou para a água. Crie diversas cópias da nova superfície abaixo da superfície original da água, para criar a ilusão de profundidade. Fazendo isto, suas reflexões aparecerão desvanecem-se ao se afastar.



Sugestão 1: Jogue com a distância e o número das cópias das superfícies das águas para começar, depois ajuste o efeito de opacidade de seus materiais. Abaixo, você pode ver o efeito de simular a profundidade da água na imagem da direita.

Sugestão 2: Lembre-se que se seu terreno estiver inclinado, você deverá espelha-lo também. Você pode ver no exemplo abaixo que foram espelhados os terrenos e as árvores para ter uma boa reflexão. Colocar um “fog” resultou em uma cena agradável e bonita.

Tutorial criado por Tyson Kartchner
Tradução: arqpadao

Um comentário:

  1. Dica espetacular, incrivel como entender algumas reações fisicas podem ajudar a simular o efeito no sketchup

    ResponderExcluir