03 dezembro, 2008

Ark-Z SKP6

Hoje, pesquisando sobre um assunto acabei encontrando outro. Para minha surpresa encontrei um arquiteto - Ezequiel Mendonça Rezende - que além de atuar como profissional e professor, desenvolve projetos em linguagem Ruby para Sketchup. Ele selecionou uma série de scripts - plugins - criados por alguns especialistas e ou apaixonados pela linguagem e SketchUp. Compilou este material. Com este material desenvolveu menus, organizou a localização destes e traduziu todo o material. Com isso surgiu o Ark-Z para Sketchup. Na tela abaixo vê-se os icones abertos na página do SketchUp. Não é necessário ter todos os ícones abertos na tela isso diminuiria a área de trabalho, para ligar e desligar este icones é só ir em "View" > "Toolbars" , assim podes usar apenas os icones que precisas em determinado trabalho. Independente disso temos as tarefas reorganizadas nos menus Pulldown, quem usa este tipo de complemento sabe que esses plugins quando se adiciona ao Sketchup eles se instalam "meio" aleatóriamente nos menus. Para aqueles que tem dificuldade com o inglês este material esta escrito em Português. Vejam o Ark-Z com mais profundidade, tudo bem explicado no site: http://www.ark-z.cjb.net/, além do material para SketchUp vocês encontrarão também produtos para Autocad, apostilas, imagens e outras informações.






5 comentários:

  1. a dica é boa, mas sou totalmente contra o cara ter feito uma compilação de plugins grátis, ter simplesmente traduzido e criado icones, e cobrar R$199 por isso!

    e é claro, sem a permissão dos autores originais.

    ResponderExcluir
  2. AcesHigh, eu não sei de que maneira ele desenvolveu esse trabalho, mas acho que antes de colocares esta afirmação seria bom veres se isso é verdade. Não posso imaginar que seria tão simples assim, sem aqutorização...

    ResponderExcluir
  3. oi Arqpadao.

    Eu tb posto no Sketchucation. Criei um tópico sobre isso no forum de Rubys.

    O pessoal ficou puto da cara. Foi simples assim como eu pensei. Ele não pediu autorização pra ninguem.

    90% dos plugins do pack que ele vende são plugins frees criados por outras pessoas...

    aparentemente, ele andou pegando até mesmo alguns ícones criados por outros. Pode dar uma lida no tópico... o próprio Edson na verdade escreveu pro cara (afinal, ele é moderador do Sketchucation e defende os interesses do pessoal de lá).

    ResponderExcluir
  4. A minha proposta era criar uma compilação de vários plugins espalhados pela Web. Eu traduzi vários plugins para o português, adaptei as unidades de trabalho para metros e criei os menus e ícones para utilizá-los melhor.
    Realmente teve o questionamento de eu ter cobrado pelo serviço que fiz.
    Para resolver o problema, eu retirei o programa da Web e não estou comercializando-o. Na realidade nem cheguei a vender nenhuma cópia.
    Estou pensando em liberar tudo o que eu fiz para a comunidade para reparar qualquer desentendimento que possa ter ocorrido.
    A minha intenção não era apropriar do trabalho de outras pessoas. Portanto aqui fica o meu pedido de desculpas.

    ResponderExcluir