25 outubro, 2008

Dicas & Truques - Instalando o Sketchup

Talvez fosse um pouco tarde para isso, um tut para instalar o SketchUp, depois de dois anos de blog. Mas sempre tem gente nova querendo aprender a usa-lo e necessitando de ajuda para instala-lo. O SketchUp, apesar de ser um software simples e de fácil aprendizagem, requer uma máquina robusta com um bom processador, bastante memoria e boa placa de vídeo, pois ele tem o poder de visualização de texturas, luz e sombras em tempo real ao ser manipulado. Vejam os recursos necessários:


Primeiramente vamos acessar a página do Goggle SketchUp para baixarmos o programa, digite no seu browser http://sketchup.google.com/download/
e veja a opção de baixar o SketchUp. Aparecem na tela duas opções, a versão free e a Pro.
A imagem abaixo é a da versão free. Complete as informações solicitadas e faça o download.



Para fazer o Download clique em salvar, como todos os softwares.
Após aparecer a 1ª tela de instalação do SketchUp, clique em next e vamos em frente.
Como em todos os programas ou pelo menos como a grande maioria, será necessário aceitar os termos de licença. Aceite e next novamente.
Neste momento, é preciso um pouco mais de atenção, por "default" (padrão) o Sketchup se instala em C: \Arquivo de Programas\Google\Google SketchUp 6. Se quiseres colocar em outra pasta clique em "change".
A ultima tela antes de começar a instalação. Caso queira mudar alguma configuração anterior clique em Back (voltar), se tudo estiver ok, clique em Install (instalar).
Ao iniciar-se o SketchUp pela primeira vez, após sua instalação, irá aparecer a tela abaixo que solicitará a configuração de padrões de tela e medidas (estas medidas poderão ser mudadas posteriormente) para você usar. Para quem for trabalhar com Arquitetura configure em metros, móveis em cm, escolha a sua preferência. Eu particularmente prefiro "Top View"e cm.
Após a tela de configurações iniciais, aparecerá uma tela de introdução do SketchUp. Nesta tela, no canto esquedo em cima, você tem a opção de não mostrá-la na próxima vez que abrir o SketchUp (Show tips on startup). Na parte superior central da janela há uma guia e dois botões que irão navegar na tela de introdução mostrando alguns recursos do SketchUp. E se você quiser ir adiante é só fechar esta janela. (Lembre-se de desmarcar a opção "Show tips on startup" se não quiser que a janela apareça quando o SketchUp for aberto novamente.)

4 comentários:

  1. Oi, você conhece algum renderizador para o sketchup, mas que seja free?

    ResponderExcluir
  2. Kerkythea - http://www.kerkythea.net/

    ResponderExcluir
  3. arqpadao, eu estou com problemas para instalar o vray..eu instal oe el nao aparece nad.a.. podeiri me ajudar? falows!

    ResponderExcluir
  4. Ola Spessotto
    Normalmente ao se instalar plugins (não os simpleszinhos) eles abrem uma janela para que voce indique o local no qual ele deverá ser instalado.
    O default(padrão) é
    C;/Arquivo de Programs/Google/Google Sketchup 7
    Se esse for o endereço de sua instalação do Sketcbhup, OK
    se instalou em outro diretório, modifique o endereço.
    Ao dar o caminho da instalação o Vray colocará uma pasta chamada VrayForSketchup dentro da pasta Plugins de seu Sketchup. e um arquivo solto na pasta plugins que se chama:
    VrayForSketchup.rb
    Tudo ocorrendo dentro dos padrões deverá aparecer no menu Plguins um comando V-Ray For Sketchup
    e uma série de ícones na área de trabalho.

    ResponderExcluir