12 julho, 2008

3D Basecamp


Aconteceu entre 11 e 13 de junho deste ano o terceiro 3D Basecamp desta vez na sede da Google em Mountain View, California. Um encontro memorável para falar e pensar sobre Sketchup. Centenas de designers, arquitetos, engenheiros e educadores se reuniram durante 3 dias para aprender, compartilhar e se divertir falando sobre 3D. Os maiores experts em Sketchup estiveram apresentando novidades e fornecendo muitas dicas a todos os presentes.
Nas sessões do encontro aconteceram diversas palestras, vejam os tópicos que foram apresentados:
Modelagem Smart.
Uma introdução às técnicas de como criar uma organização eficiente de arquivos no SketchUp. Foram mostrados quais os modelos que são mais fáceis de trabalhar e como melhorar o desempenho no seu computador.
Trabalhar com grandes modelos.
Ampliar o conhecimento sobre as técnicas demonstradas no "Modelagem Smart", com ênfase na utilização das ferramentas de organização e ferramentas para gerar grandes modelos. Saiba como usar Camadas, Grupos, Componentes e o Outliner.
Componentes
Respostas a estas questões: O que é um componente? Como posso usar componentes? Por que eu deveria usar componentes? Como posso criar meus próprios componentes e compartilhá-los com o resto da minha equipe?
Mergulho profundo em componentes.
Esta sessão mostrou as questões técnicas dos componentes, edição de componentes complexos já existentes, criando e trabalhando com componentes, cortes automáticos de aberturas, construção, simetria com formas complexas e muito mais.
SketchUp e fotografia digital.
Mostrou as muitas maneiras que você pode incorporar imagens digitais (incluindo fotografias) no SketchUp. Os tópicos incluíram imagens digitais, utilizando SketchUp na fotografia de correspondência de recursos, aplicando texturas nas faces, colocando imagens em torno de superfícies curvas, e muito mais.
Sketchup Layout.
Uma compreensão aprofundada na introdução ao uso do Google SketchUp Layout para a criação de várias páginas a partir de uma ou mais apresentações de modelos Sketchup. Introdução ao Geomodeling SketchUp e com o Google Earth
Guiar usuários através do processo de criação de modelos "Geolocated" que podem ser exibidos no Google Earth. Foram mostrados trabalhos entre as aplicações, construindo modelos eficientes, acrescentando metadados úteis ao trabalhar com o Google 3Dwarehouse.
Criar os seus próprios estilos com o Google SketchUp Style Builder.
Foi mostrado como usar e criar com Style Builder estilos personalizados não photorealistas (NPR) Esta sessão avançou passo a passo através do processo de utilização de Style Builder para fazer a sua própria assinatura no SketchUp Styles.
Ruby scripts
Foi mostrado os melhores modelos de Ruby Script (plugins) para aumentar a sua produtividade, trabalhar de forma mais exata e criar geometrias que de outra forma não poderiam ser criadas. Nesta sessão foi mostrada uma lista de alguns dos melhores Ruby Scripts existentes.
Trabalhando com terrenos irregulares.
SketchUp's Sandbox fornece um útil conjunto de ferramentas para criação e edição de superfícies que não são fixas. Nesta sessão, foi ensinado como transformar um contorno de linhas em um terreno plano, usando o Smoove, Drape e outras ferramentas.
Arquitetura Verde.
Dividido em duas sessões que explorou o desenho “verde” que está sendo feito com o SketchUp, bem como novas ferramentas que poderão ser usadas com SketchUp Energy para realizar análises sobre seus modelos.
Render.
Foto-Realismo em seu SketchUp. Existe um mundo de grandes opções que estão por aí, e esta sessão de alguma maneira tentou fornecer algumas indicações sobre como começar. Se você deseja tornar os seus modelos de Sketchup mais realisticos esta é a palestra.
SketchUp e AutoCAD
Melhores práticas para a utilização de SketchUp e AutoCAD juntos.
SketchUp e Revit
Melhores práticas para a utilização de SketchUp e Revit juntos.
SketchUp e ARCHICAD Melhores práticas para a utilização de SketchUp e ARCHICAD juntos.

Se quiserem ver os videos das palestras acima que fizeram parte deste encontro, clique no link:
http://br.youtube.com/user/sketchupbasecamp e prepare-se para aprender bastante, os videos são naturalmente em inglês e tem em média 1 hora e meia de duração.






2 comentários:

  1. Tens alguma informação sobre como utilizar o SU com o REVIT?

    ResponderExcluir
  2. Sinto não poder ajuda-lo, só conheço o Revit de nome, nos videos do 3d Basecamp tem um artigo sobre ele.

    ResponderExcluir