03 junho, 2008

Fallingwater

A Casa da Cascata de Frank Lloyd Wright, sempre foi e por muito tempo continuará sendo um exemplo de arquitetura para qualquer arquiteto e principalmente para os estudantes. Eu particularmente sempre fui um admirador deste brilhante arquiteto. Depois de muitos anos achei um site de outro brilhante profissional que me permitiu ver sob vários outros ângulos este maravilhoso projeto que agora compartilho com vocês. Esta obra desenvolvida em 3D com maestria por Cristobal Vila pode ser vista com mais detalhes no site de sua empresa - ETÉREA - http://www.etereaestudios.com/

Notas sobre a obra.
A Casa da Cascata - Fallingwater, tal como é conhecida em Inglês - foi projetada em 1935 pelo arquiteto americano Frank Lloyd Wright. Sua construção iniciou-se em 1936 e terminou com a conclusão da casa de hóspedes em 1939.
Edgar Kaufmann, era um homem de negócios de Pittsburgh. Sua familia possuía várias cabanas em torno de uma cascata numa zona rural a 80 km a sudeste da cidade. Este senhor contatou com Wright para encarregá-lo de projetar uma nova casa em sua propriedade junto a um riacho chamdao Bear Run, e sua cachoeira. Pediram a Wright que concebece uma casa com vista para a cachoeira, mas qual foi a sua surpresa quando foi sugerido um edifício diretamente acima dela.
Devido à natureza do terreno, Wright decidiu ancorar a estrutura sobre uma grande rocha perto da cachoeira logo acima da ribeira, orientada para o sudeste.
No local havia muito arenito para complementar os volumes de concreto armado que Wright acreditava na utilização para montar as plantas. Juntamente com estes materiais seria necessário vidro emoldurado para dar à estrutura um ritmo para o conjunto. Assim, daria muita luz á vários ângulos permitindo um meio ambiente equilibrado.
Desenvolveu plantas em linhas horizontais, emulando as camadas de rocha e criando terraços deslocados. As acentuadaa linhas verticais e horizontais que se originam constituem a característica mais distinta.
A construção desta obra foi uma operação complexa e minuciosa, embora o resultado pareca tão natural como pertencendo ao meio ambiente. Ela acenta-se sobre a encosta, e se estende ao longo da cascata como se tivesse sido sempre lá.


Implantação


Primeiro andar - entrada.


Segundo andar


Terceiro andar


Fachada Sul


Fachada Leste

video
Ligue seu equipamneto de som para ouvir o áudio.

Avisos Legais: [1] A Casa da Cascata, as imagens foram criadas e são exibidos com a autorização da Fundação Frank Lloyd Wright, o proprietário dos direitos autorais na concepção de Casa da Cascata. A referência a Frank Lloyd Wright é também com autorização da Fundação, que é o proprietário da marca registrada ® Frank Lloyd Wright e nome, e de todos os associados direitos de publicidade. [2] A Casa da Cascata, seu nome é utilizado com permissão da Western A Pensilvânia Conservancy. As imagens e o vídeo pertencem à Cristobal Vila e ao site Etérea.

4 comentários:

  1. Uma casa dentro do córrego? qual ógão de meio-ambiente permitiu tamanho disparate? Imaginem se deixassem construir casas sobre as Cataratas do Iguaçu!!! Sempre detestei essa casa, que vai contra qualquer proposta ambientalmente saudável e democrática! Agride a natureza em seu âmago. Uma casa sobre a cascata, dentro do rio, tornando particular algo que deveria ser de todos!! simplesmente ridículo! Arquiteos, vamos pensar com racionalidade. Como diz o samba: " nem tudo que é bom vem de fora...". Abrçs.

    ResponderExcluir
  2. A casa foi contruída em 1936, naquele tempo não existia tantos idiotas poluindo o meio ambiente e nem tanto imbecis tentando tirar terra dos outros! A casa está em perfeita sintonia com a cascata, e é contruida com os materiais da região. Não está agredindo o meio ambiente, pelo contrario, se não tivesse lá talvez ninguém soubesse da existencia do corrego.

    ResponderExcluir
  3. concordo com a Aline, os arquitetos pensam em tudo, na armonia da construcao com a natureza, e por uma razao ambiental e funcional o arquiteto decidiu projeta-la sobre o corrego...ele bem poderia ter projetado a casa longe do corrego e ter posto no lugar o esgoto da casa!...nao, eh?

    ResponderExcluir
  4. Cara obrigado!!! Essas imagens salvaram a maquete! ;D estão simplesmente ótimas!

    ResponderExcluir