12 abril, 2008

Dicas & Truques - Instalando o Podium

A algum tempo atrás mostrei aqui imagens de testes feitos com um renderizador para SketchUp chamado Su Podium, mais conhecido apenas por Podium. Algumas pessoas me perguntaram como se instalava o Podium, pois estavam com dificuldade de fazê-lo. Já havia colocado este tutorial no fórum Sketchup Brasil, mas achei interessante postar aqui também para aqueles que de alguma forma não tem acesso ao fórum ou tem preferência por este blog.

  • A primeira coisa a fazer é baixar o arquivo do site do fabricante: http://www.suplugins.com/index.php?p=page&page_id=Download
  • Quando será pedido então um e-mail e um nome para registro, após digitar estes dados no local solicitado, clique em “request”.
  • Irá abrir outra janela indicando que foi enviado ao seu e-mail a autorização para baixar o arquivo.
  • Após receber o e-mail com esta autorização, baixe o arquivo para uma pasta (temp, por exemplo).
  • Este arquivo virá como um executável (EXE) com o nome: free_eval_podium15_setup.exe. Esta versão do Podium é gratuíta e sem prazo de expiração, funciona igual a versão pro, porém com a limitação de tamanho de imagens geradas.
  • Observação: o Sketchup deve estar fechado.
  • Execute o arquivo, ao fazê-lo irá abrir a janela abaixo.
  • Clique em "next" e abrirá a nova janela.
  • Observem que o local sugerido pelo Podium para sua instalação é o arquivo padrão “default” do Sketchup. Há quem tenha instalado neste endereço e outros em outros locais como eu que instalei no C:/Google Sketchup 6.
  • Se foi esse seu caso procure a pasta raiz de instalação do Sketchup clicando em “browse” para procurar o local, como mostra a figura acima.
  • Abrindo a nova janela, abaixo.
  • É mostrada a pasta do Sketchup e suas subpastas. Selecione a pasta raiz como no exemplo acima: Google Sketchup 6 e não a subpasta plugins.
  • Será selecionada a pasta.
  • Click em Next para instalar.
  • Após isto, estará instalado o Podium em seu SketchUp
  • Como mostrado acima o Podium ao instalar-se cria na pasta Plugins uma outra pasta chamada Podium colocando nesta pasta os arquivos abaixo:
  • E na pasta plugins é colocado um arquivo chamado Podium_load.rb, este arquivo (script ruby) é que irá fazer rodar o seu Podium no SketchUp.
  • Agora abra o Sketchup, você vai ver no menu pulldow Plugins o menu de iniciação do Podium > Show.

Bom agora é só começar a renderizar seus arquivos modelados no Sketchup. Em outra oportunidade irei falar sobre as configurações do Podium.

Abraços a todos.

18 comentários:

diegobordin2007@hotmail.com disse...

Não conhecia este programa e fiquei muito impressionado com o resultado, pelo menos pelo que andei vendo no site oficial.
Escrevi para cobrar a sequencia do passo a passo da instalação...to muito curioso.
Estou a procura de algum tutorial do su podium pra começar logo, se puder me ajudar...
até

Larissa disse...

Obrigada! eu estava exatamente com esta dúvida.
abs

André Colares disse...

Arq padrão, como eu faço pra aparecer esse menu ''plugins''?
Se possivel mande um e-mail pra polares_3@hotmail.com !
Desde já, obrigado!

Psever disse...

Obrigado...pois foi aqui que percebi que tinha conflito nas directorias...! Tk U!
Psever

Marcio disse...

vlw muito obigado espero q vc continue ajudando os iniciantes.


EXELENTE TRABALHO
um abraço

Camila disse...

Olá, tenho o Sketch 6 e 7 na minha máquina. Instalei o PODIUM, mas essa ferramenta Plugins não aparece em nenhum dos meus Sketchs (nem no 6 e nem no 7). O que eu faço? Grata, Camila
cacaupuc@yahoo.com.br

aa disse...

Opa. joia essa dica tava aki travado sem sabe istala o Podium valeu mesmo. Começeia agora a mecher com esse papo de render sou estudante de arquitetura da UFG e esse progama tem me ajudado pra caramba na apresentaçao de projetos...
valeu de novo pela dica e abraços

straordinarios disse...

e aew, eu tenho o sketchup 7, e utilizo o su podium para 6 e 7...instalei tudo certinho...porém quando eu entro no menu plugins do sketchup só aparece Cost, ao inves de aparecer tbm a pasta podium.

arqpadao disse...

Estraordinários
se fezeste a instalação de modo correto seguindo o tutorial vai aparecer o comando do Podium no menu Plugins.

Francisco disse...

Muito boa explicação, simples e eficaz... só tenho uma dúvida em relação ao uso, os efeitos de luz como faço? já vem algo do tipo instalado?...

grato, té mais

arqpadao disse...

Vejam em: http://arqpadao.4shared.com
Lá existem um tutorial do Podium em Português que eu traduzi.

Joel disse...

Grande amigo, parabéns pelo blog, muito me ajudou, não uso o Podium, porém precisei pra uma cliente e consegui resolver através do mesmo, abraço e muito obrigado.

JoelBezerra.

Anônimo disse...

valew a dica funciona msm eu aconselho a seguir

Mariane disse...

Olá, eu baixei o programa, mas em um prazo de 30 dias ele expirou. Para te - lo novamente é só através da compra? Ou tem alguma outra forma de baixar sem que ele expire em um prazo determinado?
Eu tentei comprar o programa pelo site, com cartão de crédito, mas como moro no Brasil e a compra é por doláres, tenho medo de nao dar certo. Alguma sugestão??
Aguardo ansiosa a resposta.
Obrigada.

arqpadao disse...

Ola Mariane para compra-lo precisas de cartão internacional e pagarás pelo dolar do dia da fatura.
A principio não tenho conhecimento sobre problemas na compra do produto.
Uma outra opção de render é o Kerkythea, gratuito e muiiito bom, fácil de aprender, roda fora do Sketchup, que é bom devido aos bugs dele com arquivos pesados.
Pense no assunto.

Anônimo disse...

Eu fiz a instalação seguindo todos os passos, mas a barra plugins nao aparece no sketchup. Como resolver isso? Se possível, mande um email pra dani_apjose@hotmail.com. Obrigada.

Giuliana disse...

Olá,
sabe me informar se o link que voce postou para download e a gratuidade da versão "light" do SU Podium ainda estão valendo? Só estou vendo a opção de fazer o download do browser...
Aguardo seu retorno!!
Giuliana

arqpadao disse...

Sim, ainda esta valendo, agora na versão V@. Pode ter mudado a forma de instalar. Verifique.