11 agosto, 2007

Dicas & Truques - Tela Inicial

Para começarmos o Sketchup clique no ícone do programa na sua área de trabalho do Windows, aparecerá então a tela inicial do Sketchup em branco, onde pode-se identificar áreas de trabalho e comandos, aqui a tela apresenta-se com vista de topo. Na barra de ferramentas vê-se a casinha de cima.




As barras de ferramentas do Sketchup contém todas as ferramentas de construção, visualização e edição necessárias para se desenhar o que se quiser no Sketchup, em 3D em tempo real.
No canto inferior direita fica a caixa do VCB, onde se colocam as medidas desejadas para desenhar com precisão.
No canto inferior esquerdo, aparece Barra de Status, local onde o Sketchup se comunica com você, passando-lhe instruções dos comandos acionados.

Observe a tela abaixo. Nela agora usando a barra de ferramenta e clicando-se no menu pulldown, "camera" - "standard" - "iso", a tela muda para a posição em perspectiva. Observe a posição dos eixos em relação a tela anterior.



Temos basicamente, um ponto de origem -amarelo, e três eixos x - vermelho, y - verde e z - azul. As cores, conforme vai se usando o Sketchup, vão sendo parte integrante de nossa interação com o programa e facilitando enormemente a nossa percepção espacial, já que agora se desenha em 3D o tempo todo.

Clique nas imagens que elas se abrirão em outra tela em tamanho maior.

4 comentários:

  1. Olá argpadao
    Sou Angolano de 21 anos e sou estudante de Desenho de Construção Civil na cidade do Huambo, comecei a usar o SketchUp e graças aos blogs tenho aprendido muito sobre modelagem especialmente o sketchup Brasil que se não me engano tu também és o moderador, o blog do Allan Brito e outros, mas fiquei sabendo do seu blog que ministras curso sobre sketchup, (como gostaria de participar de um)como não temos acesso a literatura sobre sketchup nem a cursos que seria muito bom, pensei na possibilidade de ser seu discípulo de tão longe, com certeza sempre dentro de seu tempo se tiveres. Querendo assim aproveitar tutoriais feitos por seu escritório ou algum conteúdo um pouco avançado sobre sketchup para me passares. É isso.
    Espero não ter pedido o impossível.
    Mas acima de tudo todo o sucesso do mundo para você.
    Osvaldo-Angola

    ResponderExcluir
  2. sorry meu e-mail: joshen47@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ola Oswaldo, no momento além das dicas que vais encontrar aqui , procure mais informações no meu hd virtual: http://arqpadao.4shared.com - temm várias coisas inclusive tuts em português.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado
    Por suas dicas lá no 4shared, me lembro que já acessei ele, inclusive tive o privilegio de copiar o tutorial em portugues do SU Podium. Então vou explorar o 4shared
    Obrigado mesmo
    Joshen-Angola

    ResponderExcluir